20 abril 2013

Como se tornar um(a) Blogueiro(a)!

Foto: Reprodução
Oi gente! Eu sei que andei um pouco sumida essa semana, mas hoje vou compensa-los com um post falando  o que se precisa para se tornar um bom blogueiro.

Comece pelo principal: Um blog! 
O que você precisa para começar é escolher em que site você vai criar o seu blog, o meu por exemplo é no blogger. 

Depois da criação do blog você precisa definir o tema principal que o seu blog vai explorar, defina um tema para que você não se perca em suas postagens. Com o tema definido, agora é hora de escolher um nome. A melhor opção é a originalidade, nada de copiar o nome de outros blogs, o nome do meu blog foi uma escolha minha e da Tracy, nós escolhemos o nome que tinha mais haver com o que queríamos falar, o nosso nome é em inglês por escolha nossa, mas você pode ter nomes incríveis em português, seja criativo.

Tá OK! Já temos um blog, um nome e um tema agora é hora de cuidar do design do seu blog: o Layout !
Existem os modelos já predefinidos pelo site que você escolher, por exemplo, o tema atual do meu blog foi uma edição de tema já predefinido, você pode pagar por um Layout personalizado (existem diversos sites e blogs que fazem esse serviço que custa em média R$ 80,00), existem também sites que já possuem layouts prontos para você usar e que são de graça (o que eu já usei foi o da Evelyn Regly).

(Clique na Imagem para acessar o site: Evelyn's Place)
Uma outra super dica é sobre as câmeras, tem gente que compra câmera profissional ou semi sem saber configurar e fica sem utilizar. A maioria das blogueiras que eu conheço começaram com câmeras compactas comuns e depois se dedicaram e compraram câmeras mais profissionais.
Eu usava uma câmera bem baratinha da Mirage (que é uma marca bem barata), que não possui boas configurações. Depois de 1 ano e meio de blog ela foi roubada, com isso eu aproveitei para comprar uma câmera melhor, uma sony que possui um bom foco (que é muito importante no caso de fotografar produtos e outras coisas) e como eu as vezes faço vídeos para o blog, ganhei ano passado de natal uma filmadora full hd, mas eu acabo não fazendo muitos vídeos por preguiça.

Eu TENHO que fazer vídeos para o blog? 
Não! Se você achar que não precisa NÃO faça! 
(Em breve eu farei um post só sobre câmeras e filmadoras, cm dicas e sugestões)

Agora que você já tem um blog com conteúdo bacana, postagens frequentes com uma boa escrita, é hora de saber sobre PARCERIAS.
Não adianta ficar mandando mensagens para as empresas pedindo produtos e parcerias que isso não da certo. Pense comigo, existem muitos blogs no mercado porque a empresa iria ser sua Parceira se você acabou de começar? O que você precisa é primeiramente consolidar seu blog, ter leitores cativos que frequentem sempre seu blog, um bom conteúdo, e boas redes sociais. Deixe o seu contato no blog para que as empresas possam pedir o seu MIDIAKIT! Que é uma apresentação do seu blog, falando sobre as suas estatísticas e sobre o seu conteúdo (pode ser em PDF ou Imagem).

Por hoje é isso! Agora é só criar o seu blog e começar a escrever e fotografar sobre tudo que você ama! 

Beijos!
Maih Ferreira

4 comentários:

  1. seria tão bom se ser blogueiro fosse tão simples quanto as palavras ditas por você.
    é muito mais complexo do que parece, nem sempre estamos inspirados para escrever, muitas vezes os estímulos dos leitores não nos recompensam fazendo com que não continuemos fazendo aquilo, mas sei que aos poucos vamos adquirindo conhecimento do que funciona e do que não funciona e ai sim começamos a ter nosso espaço neste mundo virtual.
    vale a pena ser blogueiro, mas não é pelo fato de ser reconhecido e sim pelo fato de haver muitas coisas para aprender através do blog e isso amplia nosso olhar para o mundo.

    um abraço

    literaturaearte0809.blogspot.com
    @ns_rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, gostei muito de suas palavras. É verdade, mas eu só quis ajudar no começo, pois é mais difícil ainda começar do zero, sem nenhuma ajuda. Muito obrigado pela sua participação!
      Beijos, Maih Ferreira!

      Excluir
  2. Verdade, amei as dicas. Eu ainda não tenho uma câmera muito boa, mas pretendo comprar.

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Em breve vou dar dicas de câmeras legais! Beijos!! Maih Ferreira

      Excluir

Oi gente! Seu comentário é sempre bem vindo!
Não esqueça de deixar o endereço do seu blog ou site!
Beijos!